quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Terra de marajá

Nosso popularizado termo marajá, vem do hindu maharaja, que eram os poderosos reis do deserto com suas terras fortificadas e luxuosos palácios. O remanescente de um passado rico e romântico, com ruínas ou restaurações evocando o esplendor original, fizeram com  que o Rajastão se tornasse um dos locais preferidos na lista dos viajantes.

IMG_3432

Teremos a oportunidade de conhecer apenas uma amostra do estado, mas já podemos dizer que o mesmo faz jus a toda a propaganda positiva existente. Terra de deserto, selva, camelos e tigres, pedras preciosas, prataria, arte e cultura vibrante. A fotografia é de tirar o fôlego e o povo alegre e acolhedor.

DSCF2853 

O turismo é intenso e existem opções para todos os gostos e bolsos. Se tempo e dinheiro não forem o problema, não deixe de visitar o forte de Mehrangarh e lá de cima namorar Jodhpur, a cidade azul. Atravesse o deserto num safári de camelo e explore as dunas de areia de Jaisalmer. Deixe-se seduzir em Udaipur, a romântica terra dos contos de fadas.

IMG_3847

Ou bater perna pelas caóticas ruas da capital Jaipur por entre seus coloridos bazares. A pequena Pushkar é parada mística com seu lago sagrado. A lista é grande, então trace mais ou menos seu roteiro, agende as passagens de trem com antecedência, compre protetor solar e é claro, divirta-se!

2 comentários:

  1. Muito reflexivo o contraste entre esta riqueza arquitetônica, a cultura e a simplicidade desse povo. Encantadores os posts. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Berê! Acho que isso tudo faz do Rajastão um das experiências mais ricas da Índia. Sem contar o artesanato, uma coisa de louco...
    Lots of love
    xx

    ResponderExcluir