terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Grande Deli

Sim, é muito tumultuada, poluída e extremamente barulhenta. Aqui reina o caos, o trânsito é absurdamente terrível, a miséria é explícita, não existem filas e os banheiros também deixam a desejar. Dilli, como é conhecida localmente, é a maior metrópole por área e a segunda maior metrópole em população da Índia, com mais de 12,5 milhões de habitantes.

A cidade é pra lá de apimentada e é fato que a Deli belly, mais conhecida como diarréia, vai te pegar. Pegou…

Turista avisado sempre tem um remedinho para essas ocasiões no kit primeiros socorros. Então, reidrate-se, faça o nome do pai e vá com fé curtir o momento Dilli-ka-chaat, ou comida de rua de Deli, uma diversão cultural e ‘pimento-gastronômica’ que não pode ficar fora do roteiro.

Uma cidade recheada de história sob suas ruínas e monumentos, uma metrópole que também sabe ser opulenta e moderna com seus mundos diferentes. Antiga Deli com seu barulho frenético, foi um dia capital da Índia islâmica, já os britânicos escolheram Nova Deli como capital do antigo império.

Existe ainda uma Deli mais jovem e vibrante, onde brotam lojas, galerias, estúdios, restaurantes, fast food, escritórios e apartamentos. Além de museus, tradicionais templos, mesquitas e bazares. Aqui tem de tudo, para todos os gostos e bolsos.
delhi8

Deli em números

População: aproximadamente 12,5 milhões
Línguas: Hindi, Inglês, Hurdu e Punjabi
Temperatura: Verão 46 a 30 graus - Inverno 22 a 4 graus
Museus: Sob os mais variados temas, são 22
Grandes centros religiosos: São mais de 40 representando diferentes credos de todo mundo
Parques: 13

Fonte: Secretaria de Turismo da Índia e Lonely Planet Índia 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário