terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Raj Mandir

Fim do dia em Jaipur é hora de curtir um cineminha, Bollywood é claro! O cinema Raj Mandir é o destino número um na Índia, para os amantes de filmes hindu e nós fomos lá conferir. Quase sempre lotado, tivemos que colocar em ação a ‘operação cotovelada’ e após um ‘chazinho de cadeira’ na fila, saímos intactos e felizes com nossos ingressos na mão.

O cinema, construído em 1976, tem toda a pompa das antigas salas de projeção, com uma recepção gigante, salas de estar, bar estilo anos 60 e decoração original que nos fez viajar no tempo. Para uma época quando ir ao cinema era um evento social, motivo para encontrar amigos e colocar o papo em dia. Pelo menos no Raj Mandir, o papel social do cinema ainda esta presente e percebemos que todo mundo chega bem mais cedo para encontrar os amigos, fazer uma boquinha e com certeza colocar a fofoca em dia.

Após alguns minutos curtindo esta viagem no tempo, as portas da sala de projeção se abriram e voltamos a realidade, todo mundo se espremendo para entrar na sala rápido e assegurar suas cadeiras, esquecendo que é tudo numerado e há espaço para todo mundo. Já sentados, curtimos o visual da imensa sala, que deve caber mais de 1000 pessoas. O telão fica escondidinho atrás das cortinas que se abrem para anunciar o início do show.

jaipur2

Mas o melhor ficou por conta da platéia que vibra, grita e participa de tudo, parece até um jogo de futebol. Quando as cortinas se abrem é um grande alvoroso, o filme nem precisa começar para a platéia se divertir, alguns trazem até apitos de casa.

Qual era o filme? Então, o filme não era lá essas coisa, até porque sendo em Hindu não entendíamos nada, mas a diversão foi boa e valeu a experiência.

Uma pequena seleção de aclamados filmes que retratam a diversificação da indústria cinematográfica indiana:

1- Earth, Water and Fire (Deepa Mehta)

2- Slumdog Millionaire (Danny Boyle)

3- Being Cyrus (Homi Adajania)

4- Monsoon Wedding (Mira Nair)

5- Welcome to Sajjanpur (Shyam Benegal)

6- Lagaan (Ashutosh Gowariker)

7- Gandhi (Richard Attenborough)

8- Mr & Mrs Lyer (Aparna Sen)

9- The Darjeeling Limited (Wes Anderson)

10- Black (Sanjay Leela Bhansali)

Fonte seleção de filmes: Lonely Planet Índia 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário