segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Programa cultural

Hoje tivemos a companhia especial da nossa amiga Anwita, além de um belo dia ensolarado, presente em dose dupla, não poderia ser melhor. Pegamos o Tuk Tuk rumo a Galeria Nacional de Arte Moderna, onde tivemos a oportunidade de ver a exibição do arquiteto e escultor indiano Anish Kapour.

Nascido em Bombaim (Mumbai), Kapoor viveu e trabalhou em Londres desde o início dos anos 70 quando mudou-se para estudar arte, primeiro no Colégio Hornsey de Arte e depois na Chelsea School of Art and Design.

As obras de Kapoor são freqüentemente simples, no formato de curvas gigantes, geralmente monocromáticas e coloridas. Na maioria das vezes, a intenção é envolver o espectador, produzindo assombro pela sua dimensão e beleza simples, evocando o mistério através das cavidades das obras no escuro, também pelo tato e fascinação de suas fachadas reflexivas.
anish kapoor 
Fontes – Sentido horário: 1 – Saatchi Gallery website, 2 - Nottingham Playhouse, 3  - Performance Structures and Public Art Fund, 4 Anish Kapoor website


Seguimos para o Jardim Lodi, um oásis no coração da capital, ponto de parada para recarga das baterias. Os jardins e monumentos medieval construídos entre os séculos 15 e 16, dão um charme único ao parque. Existem várias tumbas no local, além da mesquita Bara-Gumbad (1494) erguida em pedras e azulejos coloridos.
Delhi5
Resolvemos andar do parque até nosso próximo destino, o bazar Dilli Haart. Apesar do sol forte, a caminhada pelas surpreendentes ruas arborizadas da região foi uma boa pedida.

Localizado bem no centro de Nova Deli, Dilli Haat é o paraíso dos turistas com seu artesanato  diversificado e praça de alimentação que cobre grande parte da culinária do país. Espalhado por 6 hectares de terra, o mercado a céu aberto está situado sobre o Sri Aurobindo Marg, em frente ao mercado INA. Já são mais de 60 barracas e pequenas lojas dentro do complexo. Para expor no local, é preciso ficar na fila. O espaço é viabilizado por 15 dias, depois disso é realocado para que outros artesãos também tenham a oportunidade de mostrar e vender seus produtos.
delhi6

Uau… que dia comprido! Ainda não satisfeitos com a maratona cultural, esticamos nossas perninhas até o Gurudwara Bangla Sahib, construído em 1783, dizem ser a casa de culto Sikh mais proeminente de Deli.

Delhi7
Situado perto de Connaught Place, em Nova Nova Deli, o templo é imediatamente reconhecível pela sua impressionante cúpula dourada. O Siquismo é uma religião monoteísta fundada no século 15 no Punjab como resultado de um sincretismo entre elementos do hinduísmo e do misticismo do islão. É a quinta maior religião organizada no mundo e uma das que mais cresce.

Chega de fazer turismo por hoje! Finalmente chegou a hora do jantar. Outro tuk tuk, mais uma meia horinha para cruzar a cidade e fazer a merecida pausa para o lanche. Estamos exaustos e depois de amanhã o dia será compriiido, serão umas 12 horas de estrada rumo a Dharamsala… já estou me preparando psicologicamente aqui, cenas do próximo capítulo.

Um comentário: