sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Norbulingka

Hoje tivemos a oportunidade de conhecer um pedacinho do céu, um lugar onde a natureza e tranquilidade ainda prevalecem. Esse mundo à parte do caos do dia-a-dia fica localizado nas proximidades de Dharamsala. Árvores, pedras, cachorros, bancos de madeira, fontes de água e um grande jardim japonês cercam os prédios do Instituto Norbulingka, criado com o intuito de manter a cultura tibetana viva.
dharamsala2
Após a invasão chinesa no Tibet em 1950, a cultura do país tornou-se ameaçada devido à destruição de vários aspectos da identidade tibetana. Monastérios e estátuas ficaram em ruínas, milhões de livros foram queimados. Estudiosos e religiosos foram perseguidos, artesãos e artistas foram obrigados a abandonar sua profissão.

O centro Norbulingka também trabalha  para ampliar a consciência internacional em relação aos valores tibetanos e suas expressões na arte, design e literatura. Ocasionalmente, a casa oferece emprego à comunidade tibetana local, além de diversos treinamentos como escultura em metal, trabalhos em madeira, pintura e tecido. O treinamento exige dedicação dos estudantes, que ao final dos cursos são submetidos a provas de aptidão.

Em tibetano Norbulingka significa "O Jardim do Tesouro". A real Norbulingka localiza-se em Lhasa, capital do país e foi construído à partir de 1755 pelo sétimo Dalai Lama. O palácio em torno do parque servia como residência de verão, centro administrativo e religioso dos sucessivos Dalai Lamas da década de 1780 até o exílio do 14º Dalai Lama em 1959. É uma representação única da arquitetura palaciana tibetana.
dharamsala

Conheça mais: www.norbulingka.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário