sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Jaisalmer

O tempo passou rápido em Jaipur e chegou a hora de ‘picar a mula’ novamente, agora rumo a Jaisalmer. Não conseguimos achar trem disponível para esse trajeto, o jeito então foi atravessar o estado de busão. Existe aqui uma versão mais ‘muderna’ de ônibus, com os assentos tradicionais e em cima, no suposto bagageiro, ficam os sleepers ou camas. Como fizemos esse trecho de 13 horinhas a noite, optamos pelas ‘camas’, para tentar dar uma cochilada durante a noite.

Bom, confesso que foi uma experiência diferente. A princípio, eu diria chocante! Pensando novamente, eu diria que não foi tããão sofrido assim. Chacoalha um pouco, mas até deu pra tirar um cochilo. Ok, chacoalha muito e eu não dormi nada. Tô acabada, me sentindo a própria Rebordosa, hahaha…

Anyway, a chegada em Jaisalmer pela manhã, descemos do nosso ‘quarto sob rodas’ e como já tínhamos reserva na cidade, um tuk tuk já nos esperava. Chegamos no novo cafofo, descarregamos a mudança e o ânimo já mudou! Hora de bater perna.

O Forte de Jaisalmer não é diferente, construído em pedras tons de areia, a vista é de tirar o fôlego. Nenhum outro lugar poderia sugerir tão bem um passeio de camelo pelo deserto - a principal atração da cidade, construída em 1156. O forte é composto  for um emaranhado de ruinhas estreitas, repletas de artesanato, lojas de conveniência, vacas, cachorros, cabrinhas, templos, guest houses (pensões) e moradores locais, é claro.

Inclusive, uma significante parte da população da velha cidade reside dentro do forte, o qual possui 99 torres em torno de sua circunferência. O simples ato de caminhar sem compromisso pelas ruas deste museu vivo é pura diversão. Sobrando tempo e disposição, guarde espaço na agenda para os templos e palácio Maharaja. Parte de sua instalalão, o Fort Palace Museum é aberta ao público. Infelizmente nosso tempo estava curto e tínhamos outra prioridade para o dia seguinte, então pulamos essa parte.
Jaisalmer4

Nenhum comentário:

Postar um comentário