sábado, 11 de dezembro de 2010

Conhecendo o território

O dia de hoje começou bem desacelerado. Acordamos quando o olho abriu e olha que isso demorou a acontecer. Confesso que fiquei surpresa. Se vocês vissem nossa acomodação atual, iriam entender (risos)…

Depois da recepção super querida dos nossos amigos, ficou mais fácil encarar a cidade grande, onde tudo acontece em proporções gigantes. Começamos o dia num restaurante local, onde experimentamos um curry vegetariano com arroz e pão fresco. Como vai muita pimenta em tudo, nossa escolha foi baseada nas opções mais leves de temperos; paneer, um queijo com cara de tofú com molho de tomate e também batata com ervilha ao curri. Mesmo assim, é de fazer o nariz escorrer.
delhi2
Barriga cheia, pé de cachorro na areia! À tarde, tivemos nossa primeira real impressão de ter chegado na super povoada capital da Índia. A estação de metrô, Chandni Chowk já chama a atenção pelo tamanho, outro fato curioso é que existem detectores de metal e revista individual em cada estação. Existe fila masculina e feminina, e as mulheres têm direito a um cantinho com mais privacidade na hora do baculejo. Todo esse processo faz com que na hora do rush, as filas das estações fiquem quilométricas.

Os vagões transbordam de tanta gente, mas mesmo assim, ainda é um tumulto organizado. Descobrimos também que o vagão da frente, na ponta do trem, é destinado às mulheres. Sob a vigilância de uma guarda feminina, parece que todo mundo respeita a atual estrutura. A influência britânica no ‘underground’ é fortíssima e determinadas estações lembram Londres.

Hoje nos aventuramos por um trecho da parte antiga de Deli - Old Delhi, repleto de barraquinhas de comida e roupa, ambulantes e muito trânsito; bicicletas, ônibus, carros, algumas vacas e os engraçadinhos tuk tuk verde amarelo motorizados, aqui também chamados de autorickshaw. Nosso destino era o Red Fort, uma cidade fortificada construída no século 17  pelo imperador Mughal Shah Jahan.
delhi3
O lugar serviu como a capital do Mughals até 1857, quando o imperador Mughal Bahadur Shah Zafar foi exilado pelo governo britânico da Índia. Hoje em dia o local é bem turístico, assim como um poderoso símbolo de soberania nacional. Todos os anos, no Dia da Independência, o Primeiro Ministro da Índia levanta a bandeira do país em frente ao portão principal do forte. O complexo foi designado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2007. Para nossa tristeza, o lugar não está aberto a visitação e tivemos que nos contentar com as fotos do portão.

Por sorte, estávamos perto da mesquita Jama Masjid, também na parte antiga de Deli, próximo ao  Bazar Chawri Road. Esta é a maior  e mais conhecida mesquita da Índia, já que Deli abriga grande parte da comunidade muçulmana do país. A mesquita também foi encomendada pelo imperador Mughal Shah Jahan, que construiu o Taj Mahal, e concluída no ano 1656 dC.
Delhi4
Belíssima arquitetura, com um pátio aberto que abriga harmoniosamente povos de várias religiões. Uma grande diversão para os olhos. Seja hindu, budista, islâmico, cristão, tibetano ou qualquer outra escolha, aqui há espaço para todos os credos.

Fonte: Secretaria de Turismo da Índia e Lonely Planet India 2009

Um comentário: