quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dharamsala

 

O dia foi extremamente cansativo. Saímos de Deli as 7 da manhã e chegamos por volta da meia noite no nosso destino. Passamos o dia todo – 5 pessoas - dentro de um carro pequeno, entupido de mala, no zig zag da montanha; estradinha sem acostamento, faixa única e é lógico, com direito a vacas, rebanho de cabras, carros de bois, muitos caminhões e até carros (risos) no caminho. E tenho uma novidade, apesar de tudo isso, dessa vez eu não passei mal! Aleluuuuia!

IMG_2316

Além de toda hospitalidade dos nossos amigos em Deli, de quebra ainda recebemos esse convite muito especial, visitar Dharamsala. Além de ser uma vila acolhedora e charmosa no alto de uma montanha, o que torna esse lugar ainda mais especial é que aqui reside o Dalai Lama. E  não é só isso… Arun e Anwita nos apresentaram um amigo muito especial, Abhishek Madhukar, mais conhecido como Madi.

dharamsala_rishikesh_road

Madi é jornalista, correspondente internacional da Reuters em Dharamsala. Tivemos a sorte então de conciliar nossa visita com a presença de sua Santidade nas montanhas, devido a visitação de um grupo budista russo. As audiências públicas no monastério parecem ser abertas à comunidade local. Na verdade, nós entramos de lambuja mesmo, graças ao amigo jornalista! rs… O esquema de segurança é fortíssimo e nem câmeras e celulares são permitidos no local.

O pátio do monastério  é bem grande e é destinado aos locais. O primeiro piso é restrito aos convidados. Nós nos misturamos com os moradores locais e de quebra conseguimos um rádio com tradução simultânea para o inglês dos ensinamentos que o Dalai Lama estava pregando no dia, chazinho e até um pão fresco.

D.L. arriva a D

Nunca pensamos que teríamos a chance de vê-lo pessoalmente e muito menos usufruir um pouco de sua sabedoria. Algumas pessoas, independentemente de seu credo, têm uma energia muito positiva e conhecimento para repartir, Dalai Lama é com certeza parte deste grupo seleto e contagia com energias positivas qualquer ser humano ou grupo a sua volta.

O frio estava de doer as costas, mas com certeza, valeu muito a pena, foi uma experiência única fazer parte daquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário