quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conheça Tenzin Tsundue

Durante nossa estadia em Dharamsala, tivemos o privilégio de nos hospedar em um Ashram onde um de nossos amigos mora e conhecemos uma tchurma da pesada – no bom sentido, é claro. Como o tempo estava bem frio, passavamos as noites ao redor de uma lareira improvisada (feita de um balde de lata), lendo, conversando, e conhecendo um pouco mais sobre as dificuldades encontradas pelos tibetanos exilados na Índia e sua luta por liberdade.
IMG_2468
Uma das pessoas que conhecemos no Ashram, Tenzin Tsundue, é poeta e ativista tibetano. Boa parte de sua vida foi dedicada a poesia e, principalmente, luta pela independência do Tibet. Nossas noites ao redor do fogo, serviram para escutar um pouco de suas poesias, histórias e dificuldades encontradas nesta luta contra um inimigo tão grande e poderoso.

Após concluir sua faculdade, iniciou uma jornada em direção ao Tibet, enfrentando tempestades de neves e montanhas perigosas, cruzando o Himalaia a pé para chegar ao seu país onde planejava checar a situação local e apoiar o movimento de libertação do país. Mas logo na fronteira foi detido pela polícia chinesa e ficou preso por cerca de três meses, sem saber seu destino, até ser expulso da China e devolvido à Índia.
DSCF2316
As dificuldades encontradas nesta jornada nâo desanimaram Tenzin, e ao contrário, o tranformaram em um ativista muito mais focado e certo de suas convicções. Em 2002, foi manchete de jornais do mundo inteiro, quando escalou 14 andares de um andaime colocado ao lado do hotel onde o então primeiro ministro chinês participava de um encontro com empresários indianos e abriu um bandeira tibetana e faixa com os dizeres “Free Tibet”, além de gritar slogans pró libertação do Tibet. Ele foi preso novamente, mas desta vez pela polícia indiana.

Mas a luta continua, e em 2005 na visita de outro primeiro ministro chinês a cidade de Bangalore, novamente na Índia, Tenzin conseguiu mais uma vez quebrar o cerco policial, estendendo suas faixas e jogando panfletos pró libertação do Tibet, desmoralizando a polícia indiana e o governo chinês na frente da mídia mundial. E é claro, terminou na cadeia mais uma vez.

A partir desta data, quando há uma visita oficial chinesa na Índia, Tenzin é monitorado de perto pela polícia e proibido de sair de Dharamsala, mas isso não o impede de fazer muito barulho de outras formas…

Em 2008, Tenzin marchou no norte da Índia, junto com dezenas de outros ativistas, novamente rumo à fronteira do Tibet. No entanto, o governo indiano apesar de acolher os exilados tibetanos, os proíbe de fazer manifestações públicas contra a ocupação chinesa. Não que eles sigam esta regra ao pé da letra, mas como a manifestação estava criando uma repercursão muito grande, o governo resolveu por panos quentes na situação e começou a prender todo mundo para evitar constrangimentos com seu vizinho comunista.

Muitos manifestantes, incluindo Tenzin, resistiram e continuaram a marcha, mas quando estavam quase chegando na fronteira, depois de andarem por quase 100 dias foram finalmente detidos e mandados para prisões longe da fronteira.

Tenzin, em liberdade novamente, continua envolvido com o movimento pró-libertação do Tibet e sempre tenta criar algo novo para charmar atenção para a causa.

Foi uma experiência super bacana passar uns dias em sua casa e conhecer um pouco as histórias deste povo tão sofrido e, assim mesmo, amigável e positivo.

Para conhecer um pouco mais sobre Tenzin Tsundue e atividades desenvolvidas pelo grupo Friends of Tibet, acesse http://www.friendsoftibet.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário