terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lumbini

 

Para os mais de um bilhão de budistas espalhados pelo mundo, Lumbini, um vilarejo a 22 km de Bhairahawa é onde tudo começou. O local do nascimento de Buda é considerado o local histórico mais importante do país, não apenas por ser o berço do budismo, mas também por ser o centro da mais significante descoberta arqueológica do Nepal; ruínas de trezentos anos antes de Cristo.

IMG_1357

Com o apoio das Nações Unidas, um parque religioso, dedicado ao budismo foi construído no local. Apesar da obra inacabada o projeto inclui monastérios, jardins, fontes e uma vila turística, que também ainda não existe. O Jardim Secreto, onde existem os tesouros arqueológicos, associados ao local de nascimento de Buda é de uma energia incrível. É possível passar o dia todo pelos seus jardins, meditando sob as árvores e absorvendo a intensa atmosfera de paz do lugar.

Outro passeio muito gostoso é uma caminhada pelos monastérios, fundados por países da comunidade budista de diferentes partes do mundo, em especial Ásia e Europa. A proposta é muito bacana, alguns desses monastérios disponibilizam dormitórios para peregrinos a um valor bem mais rasoável, como é o caso do Korean Monastery, ainda em fase de construção. Vários monastérios estão de portas fechadas, uns ainda em construção, já os antigos, já iniciaram um longo processo de reforma pois a verba parece ser curta.

Lumbini fica próxima à divisa com a Índia. O comportamento das pessoas me pareceu ter mais influência indiana do que nepalês. Confesso que fiquei assustada com a miséria e o cáos na terra de Buda. Para temperar positivamente essa impressão tivemos a sorte de presenciar um encontro de monjes e budistas dentro do parque. Apesar de  não entendermos a dinâmica do evento, nos pareceu que estava acontecendo um ritual de iniciação de monjes. Ao som de belíssimos mantras, por horas, os participantes de diferentes escolas meditavam sob uma frondosa árvore. Nos sentimos muito honrados em fazer parte desse momento.

Um comentário: