quinta-feira, 25 de novembro de 2010

De volta a civilização

Os dias de calmaria do vale Kalesti se foram e chegou a hora de voltar para o cenário urbano. O destino agora é Pokhara.

Pokhara é conhecida por ter uma das vistas mais bonitas dos Himalaias e também por estar a beira do Lago Phewa. Mas sabe como são as coisas, acho que o nosso excitamento inibiu as montanhas e a tal vista tão comentada, ficou para outro dia. Mesmo em tom ‘cinza Londres’, o dia ainda foi super interessante. Aproveitamos novamente a hospitalidade do grupo do Butão e fomos passear com eles. Primeira parada World Peace Pagoda. Este monumento é visitado por budistas do mundo inteiro e celebra não só a vida de Buda, como também a paz mundial, por isso seu nome.

DSCF1355

Tivemos a sorte de visitar o monumento com um grupo de budistas e assim, conhecer um pouco mais sobre a religião. As mulheres do grupo ofereceram três músicas e danças a Buda, uma homenagem simples e super intensa. E um momento especial pra nós.pokhara3

A próxima parada foi um campo de refugiados do Tibet. Desde a invasão Chinesa do Tibet e fuga do Dhalai Lama da repressão chinesa no final da década de 50, milhares de tibetanos se refugiaram em três diferentes campos em Pokhara e mais alguns espalhados pelo Nepal.

Sem cidadania nepalesa e tentando preservar sua cultura, os Tibetanos vivem isolados nesses campos. A situação dos assentamentos nunca foi das melhores, mas nos últimos anos, com o desenvolvimento do artesanato e tapeçaria tibetana, os moradores locais conseguiram ampliar modestamente sua fonte de renda e passaram a viver com um pouco mais de dignidade. Mas a saudade de casa, o sonhado dia do retorno às origens, está claro em cada sorriso e em cada olhar…Pokhara4

Vamos torcer para que isso aconteça o mais rápido possível.

3 comentários: