terça-feira, 23 de novembro de 2010

Voluntariado

Voluntariado é o ato de trabalhar por boas causas sem pagamento. Existem vários benefícios em sua prática, como por exemplo, a oportunidade de conhecer novas pessoas, praticar uma língua diferente,  descobrir talentos que poderão ser importantes na busca de um emprego ou uma possibilidade de mudança na carreira e porque não, pelo simples fato de sentir um gostoso sentimento em fazer algo pelo próximo.
IMG_0993
Por tudo isso (e muito mais)  nos sentimos motivados a dividir essa oportunidade com alguma atividade comunitária. Destinamos então, parte das férias às atividades voluntárias. Ainda em Londres Fernando nos cadastrou numa agência online www.workaway.com, a qual possui um vasto banco de dados de institutições e pessoas físicas à procura de trabalho voluntário nos quatro cantos do mundo. Vai a dica; se você tem interesse no assunto, está aí uma super oportunidade de fazer uma viagem única; conhecer um país e uma cultura diferente, ter acesso à comunidade local e de quebra, fazer parte de um projeto social importante na vida de muita gente…
DSCF1153
Pois bem, estávamos em dúvida entre Nepal e Índia. Resolvemos então, nos cadastramos em vagas disponíveis nos dois países e, para nossa surpresa, tivemos mais de uma resposta positiva nos dois países, porém uma delas, cobrava uma colaboração salgada para o nosso bolso, aí ficamos na dúvida sobre qual destino seguir. Como a turma do Nepal foi a primeira a nos responder e também pelo fato de cultivarmos uma curiosidade extra pela terra dos Himalaias, optamos trilhar esse caminho.

Mas lembre-se, trabalho voluntário também requer comprometimento. Na maioria das vezes, você trabalhará um número x de horas por dia, por x dias da semana, em troca, possivelmente terá hospedagem e alimentação de graça. E nos dias de folga, poderá aproveitar para conhecer a região. Todos esses detalhes, são conversados com antecedência para evitar desapontamentos.
IMG_0971
Lembre-se também de pesquisar sobre a cultura do país e veja se está disposto a entrar no ritmo pelo período acertado. Leia, pesquise, releia. Costumes e diferentes tradições regem vários países do Oriente Médio e Ásia. Em alguns lugares, a população é tão pobre que sua maioria nunca teve meios de conhecer um país diferente e só conhecem o mundo exterior através do turista. O Nepal é exatamente um caso destes. Isso quer dizer, que cabe ao turista, ter sensibilidade e respeito por suas crenças e valores.

Tempo de dividir


Sabe como é o ser humano… nunca tem tempo! (risos). Lá venho eu novamente com as histórias… Minha mãe tem esse sábio dizer que é fato; “tempo e dinheiro é questão de preferência“. Nossa desculpa pra tudo nessa vida é que não temos dinheiro e não temos tempo suficiente. Mas no fundinho, sabemos que isso não é verdade. O pulo do gato é aprender a administrar melhor o tempo,  ai sim a coisa muda de figura… E no final das contas, sempre é possível doar um pouquinho do nosso precioso tempo.

Essa doação não precisa ser financeira. É um processo de descobertas e, o mais importante é doar de coração. Só pra aquecer a imaginação e prepará-lo para uma atividade voluntária num futuro próximo, segue aí uma pequena lista de doações diárias do nosso dia-a-dia.

- Ao acordar, encha os pulmões da alma, pense e respire fundo, bom dia dia!
- Ainda na cama agradeça a Deus por mais um amanhecer e deseje paz, harmonia e mais tolerância ao mundo.

DSCF1144

- Um minuto de atenção já vale, então ouça as pessoas de verdade, com os ouvidos e o coração.
- Dê uma mãozinha nas atividades do lar; arrume a mesa para o almoço, lave as louças, dê água a planta, limpe o cocô do cachorro, ajude nas compras, divida seus momentos com a família.
- Dê bom dia ao vizinho, quem sabe até com um pedaço de bolo ou pãozinho de queijo (huuum, eu queria ser o seu vizinho…).
- Liberte a criança que existe em você.
IMG_0638

- Na sequência… inspire as crianças, afinal elas aprendem através do exemplo.
IMG_0633

- Seja paciente e gentil com os idosos, eles precisam de mais tempo e carinho.
IMG_1114

- Elogie mais, afinal todo mundo gosta de ouvir coisas boas. Elogie você mesmo, seus filhos, amigos, chefe, colegas de trabalho e por aí vai…
- Trate seu companheiro (a) com amor e respeito e continue elogiando! rs... Você vai descobrir que tem um verdadeiro tesouro em casa.
- Sorria! O sorriso tem um efeito contagiante e transforma o astral de qualquer ambiente.
IMG_1006
Siga o seu ritmo. Comece em doses homeopáticas, mas não deixe de praticar. Quando menos esperar sua árvore estará carregada de doces frutos.

DSCF1167

3 comentários:

  1. Que lindo! Muito emocionante....As fotos estão demais!
    Parabéns por tudo queridos!
    Beijos triplos com saudades...
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Que fantástico! Fotos lindas e um texto excelente. Que viagem ein!?

    ResponderExcluir
  3. Amores, sinto um puta orgulho de vcs!!! Me sinto honrada por tê-los morando no meu coração, para sempre. Alice e Rejane têm razão: fotos belíssimas. Beijos, para vocês, meus queridos.
    Berê

    ResponderExcluir