sábado, 20 de novembro de 2010

Para o alto e avante!

Vir ao Nepal e não fazer pelo menos um trekking é a mesma coisa que não vir pra cá. Pensando assim embarcamos em mais uma aventura.

A idéia no entanto era um pouco diferente dos roteiros turísticos. Saímos da fazenda onde estamos hospedados no Vale Kalesti e fomos em direção a Tanahunsur, o morro mais alto da região, com a intenção de ter uma vista mais privilegiada dos Himalaias e também conhecer alguns fazendeiros orgânicos da região.
Um pouco antes das oito da madruga já estávamos a caminho para aproveitar a brisa da manhã. Nossa rota era sempre morro acima, por cerca de 4 horas até chegarmos em Tanahunsur.

A caminhada pela manhã é bem mais agradável mas traz também um pequeno problema, a neblina. Nesta época do ano, o dia sempre começa com muita neblina e vai limpando calmamente até que todas as nuvens desaparecam e o dia fique lindo com o céu azulado.

A sorte não estava muito do nosso lado e a manhã foi toda coberta por uma densa neblina, com pouca visibilidade. Mal podíamos ver o o que estava a nossa frente, quanto menos curtir a vista da montanha. Mas sendo sincero, acabou que nos divertimos muito, o visual era tão diferente que nos sentíamos em um filme de terror.
Tanahunsur
A subida não foi fácil e demorou mais do que esperávamos, mas ao chegarmos em Tanahunsur fomos recompensados. Como de costume aqui no Nepal, fomos super bem recebidos na casa de uns fazendeiros e tivemos a chance de saborear um delicioso ‘Dal Bhat’, tradicional prato local que iremos descrever um pouco mais pra frente aqui no blog, numa típica casa de fazenda da região.
fazenda

Após nosso grande almoço e com as baterias recarregadas, pelo menos um pouquinho, fomos apresentados para a família Rana. Esta turma da pesada está criando um projeto super legal para desenvolver projetos ligados à agricultura orgânica e criar novas escolas no topo da montanha, tentando assim gerar incentivos para que a população local possa ficar na região e não migrar para as cidades, uma tendência comum aqui no Nepal e que acarreta muitos problemas sociais e ambientais pelo país.

Foi uma oportunidade única de conversar com pessoas de Tanahunsur e entender um pouco mais sobre suas realidades, além de conhecer algumas alternativas para os problemas locais.

Mas nosso dia não acabou ali e ainda tínhamos um último morro para subir, o mais íngrime de todos. A Thaís, que até aqui resistiu a caminhada brilhantemente, resolveu ficar e guardar as energias para nosso retorno, aproveitando para conversar mais um pouco com nossos novos amigos e ‘roubar’ umas laranjas da propriedade.

Eu e Devraj enfrentamos o último desafio com mais 45 minutos de forte subida, para sermos recompensados. Finalmente, no topo da montanha tivemos a chance de apreciar a vista, que ainda com muitas nuvens, infelizmente, não nos deixou - ainda curtir os Himalaias completamente… é mole?

Mas os Himalaias não são tudo por aqui e a vista panorâmica de toda região era muito bonita, mais que suficiente para nos deixar felizes e satisfeitos com nossa aventura. Podíamos ver tudo, por muitos quilômetros, avistando até o Vale Kaleste, onde nossa fazenda está localizada. Demais!

Era hora de encontrar a Thaís e voltarmos para casa. O retorno foi bem cansativo mas recompensador, visual bacana do início ao fim. Chegamos a fazenda no pôr-do-sol com os pés destruídos mas a mente feliz e descansada. É bom estar de volta à nossa casinha na roça.

2 comentários:

  1. Wow, guys so many new posts. Will need to set aside some time for reading! This really seems to be a journey of your life, doesn't it? I'm really looking forward to hearing more about the stories. I can only imagine that having the experience you've had must change one's perspective on many things. We don't realize so many things about the world when just living in our own small cocoon of comfortable european life.

    Keep going and keep posting!
    Greg

    ResponderExcluir
  2. Hi Greg, good to hear from you. The trip has really been a great school so far, learning more everyday. But don't worry we will have time to catch up when we are back in London in January.
    Cheers!

    ResponderExcluir