segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Notícias do fim do mundo

Bicho urbano

Se disser que prefiro morar em Pirapemas
ou em outra qualquer pequena cidade do país
estou mentindo
ainda que lá se possa de manhã
lavar o rosto no orvalho
e o pão preserve aquele branco
sabor de alvorada.
 
A natureza me assusta.
Com seus matos sombrios suas águas
suas aves que são como aparições
me assusta quase tanto quanto
esse abismo
de gases e de estrelas
aberto sob minha cabeça.

Ferreira Gullar

Desde o primeiro instante, ainda dentro do onibuzinho rural, iniciei meu processo de adaptação, pois a cada curva da estradinha esburacada, eu percebia que estava me distanciando mais e mais da civilização. E o caminho foi loooongo… e o onibuzinho chacoaaalhava… e eu pensaaava, “meu Deeeus que fim de mundo é esse”…

DSCF1139

Ainda nao tenho muita intimidade com os animais, principalmente quando ouço histórias de leopardos e tigres que rondam a região a noite… mas já estou muito mais tranquila quando vejo aranhas, sapos, lagartixas, calangos e ratos e nem dei chilique quando achei uma sanguessuga enrolada no meu cabelo, grudadinha na minha nuca. Também estou muito mais íntima da privada de buraco e dos banhos de água fria. E olhem que eu tomo banho todo dia! hehehe...

Por outro lado, Fefê está se saindo um Chico Bento de mão cheia, participa de várias atividades na ‘lida diária’ e até já tem uma pequena coleção de calos pra confirmar a história. Também aprendeu a fazer o pao local (chama-se Chapati) e até já rolou um risoto de abóbora na nossa janta ‘orgânica vegetariana sazonal rural’. A turma adorou. 

fazenda1

Dificuldades a parte, a experiência vem sendo gratificante. Os nepaleses são um povo muito simples e hospitaleiro, porém, o país é muito pobre e sofrido. Dá uma dor grande no coração ver tanta gente largada vivendo de forma tão miserável. Segundo a organização internacional, WaterAid, 42% da população do país, vive abaixo da linha da pobreza. Mas mesmo com tanta carência, é um povo muito bonito, gentil e trabalhador. E apesar da poluição, a natureza foi muito generosa por aqui.

“Meu Deeeus que fim de mundo é esse”... Obrigada Senhor por ter me apresentado esse fim de mundo, obrigada pela oportunidade de ter conhecido essa terra e essa gente tão hospitaleira.

Um comentário:

  1. Hummmm, quero a receita de risoto hein?!!
    E..obrigada meu Deus por ser amiga desses dois "pé de cachorro" e assim poder conhecer esse "fim de mundo" também...
    Beijosss

    ResponderExcluir