sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Destino Kalesti

Nem todo dia aqui na fazenda é muito movimentado e quando dá uma folginha é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a região.

Hoje a Thaís resolveu ficar escrevendo e cuidando de suas fotos e vídeos e eu, com fogo no ‘fiofó’ resolvi dar um ‘rolé’ com destino a Kalesty seguindo o rio que tem o mesmo nome. Ninguém da fazenda quis me acompanhar mas eu fui assim mesmo curtir a tarde na beira do rio.

Além de possuir uma beleza natural muito bonita, esta região apesar de ser rural, é bem habitada e sempre há uma chance de encontrar gente nova pelo caminho e conhecer um pouco mais dos hábitos locais.

O vale do Rio Kalesty é predominantemente coberto por plantações de arroz, e como estamos agora no período de colheita, fica tudo agitado com muita gente trabalhando às suas margens.

IMG_0474

Esta tarde, no início da minha caminhada, resolvi visitar um grupo de fazendeiros que venho observando há dias, da varanda da fazenda.

É bonito ver a forma rudimentar e artesanal que eles ainda usam por aqui. A colheita é um momento importante para estas famílias e todo mundo é envolvido no processo; homens, mulheres e crianças.

IMG_0822

Para as mulheres a tarefa é ainda mais difícil, pois além de ajudar no trabalho pesado da plantação elas preparam a alimentação de toda a família e ainda cuidam das crianças.

IMG_0837

Mas o que me chama sempre a atenção é que não importa o quanto seja duro o dia destas pessoas, eles sempre nos recebem com um sorriso maravilhoso e grande atenção. É difícil ver um nepalês mau humorado por aqui.

IMG_0823

Após curtir um pouco a colheita do arroz, continuei minha caminhada até o Rio Madi, um dos mais importantes da região até chegar em Kalesty. O fim de tarde nesta vila é bem diferente do restante do dia. As crianças estão saíndo da escola e retornando às suas casas, as ruas, pontes e trilhas que cruzam as fazendas ficam mais coloridas e divertidas sob o sol de luz dourada.

Já fiquei amigo de um monte de criança que adora ser fotografada e brincar com os estrageiros, que eles vêm muito raramente.

IMG_0858

IMG_0865

IMG_0864

Depois da diversão com as crianças é hora de voltar pra casa antes que a noite caia e curtir uns últimos minutinhos de sol a beira do Rio Kalesty.

IMG_0791

2 comentários:

  1. é lá no rancho do vale, que mora a felicidade... vishi nem sei se vc vai entender essa. Boa viagem pra vcs e fiquem com Deus aguardo ansioso vc e o Fernando aqui na minha casa em Uberlândia, um pouco distante mas sempre acolhedor. beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. hahaha... entendi demais, obrigada pela visita! com certeza vamos curtir juntos ai. hj mesmo recebi um email tao querido da charmosa... deu uma saudade!
    bjo grande em toda familia
    nos daqui

    ResponderExcluir