sábado, 30 de outubro de 2010

O quê que Damascus tem?

Bom, é mais fácil responder o que não tem… Não tem monotonia, não tem falta de opção e não dá tempo para descansar.

Sempre procuramos consultar nosso guia de bolso para evitar contra-tempos, mas para ser sincero a melhor forma de se divertir é andando pelo centro antigo de Damascus e deixar se levar pelo rítmo da cidade.

Para começar, não há como perder a Mesquita Umayyad, localizada na entrada do Bairro Antigo é considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura islâmica (merecídamente) e de grande  importância para a cultura e religião local.

Os mosaicos no pátio interno são exemplo do talento árabe. Fícamos um bom tempo sentados só admirando a beleza e riqueza de detalhe desta obra de arte. Principalmente os mosaicos que adornam o hall de orações e o Domo do Tesouro.

AIMG_9965

IMG_0001

Depois de curtirmos a beleza arquitetônica do pátio, resolvemos entrar no hall e vivenciar um pouco mais do islamismo. Normalmente as mesquitas são fechadas aos turistas durante as orações, mas na Umayyad, nós tivemos a oportunidade de conhecer um pouco deste importante momento na vida dos mulçumanos. Tenho que confessar, foi ótimo para matar a curiosidade e para aproveitar mais a beleza do prédio que também impressiona do lado de dentro mas de uma forma mais íntima e espiritual.

Saíndo da mesquito, levamos um susto, depois de quase uma hora dentro de um lugar calmo, voltar para o burburinho da cidade é um choque; leva-se um tempo para reacostumar com a mistura de sons, cores, cheiros e culturas do lugar. Mas logo, logo estávamos sentindo em casa novamente e curtindo esta bagunça.

AIMG_9887

Deixamos nossas patas nos guiar e passamos o dia comendo, tirando fotos, tomando chás e simplesmente assistindo a vida local. Sem aquela preocupação de ter que ver todos os pontos turísticos ou conhecer tudo que a cidade tem para oferecer. Até porque seria impossível fazer isso em um semana inteira, quanto mais em dois dias…

Um comentário:

  1. ...a leitura de hoje me inspirou para uma meditação e um deliciosa xicara de chá!!!Grata "Pé de cachorro"!!! Bj Rita

    ResponderExcluir