domingo, 24 de outubro de 2010

Welcome To Síria

Esse post não poderia ter um título diferente. Apesar da Turquia já estar localizada na parte Oriental, somente hoje tomamos conta de ter chegado no Oriente Médio, propriamente dito. A viagem foi longa. Beeem longa. Pegamos um ônibus de Kayseri (próximo a Goreme), sentido divisa Turquia-Síria. Esse trecho durou a noite toda. Por volta das 6 da manhã, chegamos em Antakya, onde pegamos outro ônibus para cruzar a fronteira.

Vou confessar que estava bem apreensiva  com esse momento de transição, pois estava chegando a hora de cruzar uma barreira cultural. Aqui, a presença do véu nas cabeças femininas é predominante. Então, por mais que eu tentasse controlar ‘caras e bocas‘, estava claro que eu era uma estranha no ninho. Mas foi tudo muito sossegado, a tal ponto que eu cai no sono dentro do busão. Nossa mãe, acho que fui picada pelo bichinho do tsé-tsé… Só acordei horas depois com a agitação do pessoal para descer do ônibus, carimbar os passaportes e registrar na polícia. Essa última parte, detalhe, só para os turistas, porque a turma local ‘vazou’ para o freeshop para comprar cigarros. No final das contas, chegamos em Aleppo, por volta do meio-dia. Um sol de ‘rachar mamona‘, me senti no querido Triângulo Mineiro - pausa para o momento nostálgico, hehehe…



Já tinha lido sobre a hospitalidade do povo Sírio, mas sabe como as coisas funcionam, é sempre melhor ver para crer. Um verdadeiro antídoto à mídia negativa  e as nossas próprias amarras internas no quesito vivenciar e apreciar uma cultura diferente. E a frase mais ouvida, não poderia ser outra: “welcome to Síria“. E o pacote é completo, vem com sorriso e aperto de mão. Na sequência vem, “where are you from“. Quando descobrem que somos brasileiros o assunto da hora é futebol. Neste momento a barreira da língua desaparece e o tricô reeeende… Fernando, um cara muito versátil, já recebeu o apelido de Ronaldo e Kaká. Com o meu conhecimento futebolístico quase nulo, fico só ouvindo os ‘causos‘. Hum… mas tenho que confessar… rola um orgulho no peito, porque graças ao futebol, somos conhecidos e queridos, nos quatro cantos do mundo. Isso é para poucos.

Nossos amigos pousando para foto



É diversão garantida se perder pelas infinitas galerias dos “souqs“, ou mercados cobertos de rua, construídos, a partir do século 13. Detalhe: o maior mercado coberto do mundo, está localizado aqui  em Aleppo. Quem me conhece sabe que sou uma grande apreciadora de mercados. Estou no paraíso! Aqui vende-se de tudo um pouco e as galerias são organizadas por mix de produtos, um verdadeiro ‘case’ de venda e logística, rs...  São corredores sem fim de tecidos, roupas, escarfes, bijouteria - muita prata e ouro, antiguidades, artesanato, doces típicos,  temperos - ai, os temperos… Amigos que têm o pé na cozinha, lembramos sempre de vocês nesses momentos mágicos.

Parece que fomos transportados no tempo, de volta aos bazares medievais, com seus barulhos frenéticos e aromas inesquecíveis. O amável povo desta terra soube chegar ao presente, tendo preservado as tradições do passado. Bem vindo à Síria. A gente que agradece essa oportunidade.

Souq al-Attarine

2 comentários:

  1. Meus lindinhos, este blog está o máximo. Junto suas notícias com mapas e "googladas" e vou daqui, viajando e curtindo este mundão maravilhoso, junto com vocês. Sou grata por vocês serem cidadãos do mundo e terem estes 'pés de cachorros'. Beijos Berê

    ResponderExcluir
  2. Queridos!!!
    Estou aqui fisicamente no interior de SP, mas minha alma esta viajando com vcs nese blog!!!
    Muita gratidão pela oportunidade viu?!!
    Beijossss e vamos continuar "viajando"...cada um a seu modo...
    Rita

    ResponderExcluir