quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Arte Pura

Ash-Sham, ou Damascus, para o Ocidente, é terra dos contadores de histórias e mercados, é sede da ‘Cidade Antiga’, cuja arquitetura reúne milênios de pura história e influências arquitetônicas do mundo Islâmico e Cristão.



Passada a ‘onda’ do antialérgico, a cidade ressaltou ainda mais seus encantos. A cada esquina algo pitoresco e surpreendente pode acontecer. E nós somos igual cachorro, não podemos ver um portão aperto que já vamos cheirar o lugar e, geralmente a tática funciona! Hehehe…

Foi assim que por acaso tivemos o prazer de conhecer um casarão de 50 cômodos e 2 pátios gigantes internos, datado de ‘centos’ séculos atrás. Desculpem, não lembro mesmo a data do lugar. Mas resolvi comentar, porque o lugar realmente é encantador.

Entrada de um dois vários casarões escondidos no centro de Damascus


A cidade anciã de Damascus, é a mais velha cidade continuamente habitada do mundo, considerada  patrimônio mundial pela Unesco desde 1979, dado ao seu valor incalculável à toda humanidade. É arte e história transbordando por todos os lados.

Vida de mochileira, não é fácil… sabe mulher como é ne? Adoraria comprar uma ‘lembrancinha’ de cada cidade onde passamos, mas a mochila está cheia e, por enquanto, só temos espaço para postais e olhe lá! Gostaria de entender o fenômeno fisico (rs…) responsável pelo crescimento da bagagem ao longo da viagem. Mesmo sem comprar nada… a danada da mochila cresce a cada parada. (Serão gases?)

Tirando a vontade (loooouca rs…) de levar um pouco do Oriente dentro da mochila, já me satisfaz um pouco a alma, transitar pelas ruinhas e, ao acaso, dar de cara com esses homens locais, criando suas maravilhas. Pessoas simples, muitos dos quais, certamente aprenderam o ofício em casa, apenas como uma forma de ‘ganhar o pão‘, transformaram tradições seculares de família numa das mais ricas expressões artísticas do mundo.

Artesão esbanjando criatividade em peças de vidro


Apesar da Síria ser predominantemente um país muçulmano, o fato de Damascus ser a cidade habitada mais antiga do mundo, contribuiu para que o Cristianismo também marcasse seu território na cidade. O bairro cristão fica na Cidade Antiga e é composto por incontáveis pitorescas contruções convertidas em charmosos hotéis, ateliês e pequenos antiquários, repletos de relíquias e trabalhos manuais sob o tema religião, como quadros, terços e oratórios ( a lista é grande), trabalhados em metais nobres como prata e ouro, numa versão barroco-oriental. De fazer cair o queixo…

Thaís doida para comprar uma(s) lembrancinha(s)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário