quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Chegada a Goreme


Rose Valley - Cappadocia

Zzzzz…

Esse foi o primeiro sentimento do dia. Após longas horas de viagem de ônibus sentido Istambul - Goreme, chegamos. Viva, chegamos!  Vale ressaltar que a viagem foi tranquila e o nosso ônibus, super confortável. Após 11 horas na estrada, vale ressaltar esse ponto. Fomos recepcionados na rodoviária por uma equipe de uma agência que queria nos vender um pacotão turístico intenso para os próximos dias. E olha que os preços pareciam justos e interessantes, mas a verdade é que gostaríamos de desbravar a Cappadocia por nossa conta. Sabe aquele sentimento gostoso de uma conquista a cada dia? É disso que falo. Não conheceremos tudo, mas… enquanto isso… que seja eterno enquanto dure, já dizia o poeta.

Ok. O traslado da rodoviária até Goreme, por si já foi encantador. Fomos calorosamente recebidos  por uma invasão aérea de balões de todas cores. Como pano de fundo, simplesmente um lindo céu de brigadeiro e caverninhas de todos os formatos espalhados pelos quatro cantos. Nossa mãe, não queremos acordar desse sonho!



Goreme é uma vila de 2 mil habitantes. Inacreditável. Você já se imaginou nessa situação, chegar numa cidadezinha - numa cultura beeem diferente, - importante manter isso em mente - onde toda a turma se conhece?

Os turcos vêm se mostrando anfitriões 5 estrelas. Sempre que saímos para uma caminhada, nossas caras, super curiosoas e super turísticas atraem vários bem vindos e é claro, algumas tentativas de negociação.  E nossa pousada caverna não se mostrou diferente. Estamos hospedados no Travellers Cavern Pension. Aqui tem quarto encrustado na pedra. Tem sim-senhor! Tem hospitalidade? Tem sim senhor. Tem uma área de convivência com mochileiros dos 4 cantos do mundo? Tambêm tem. Tem também muitos gatinhos, no sentido real da coisa. Particularmente, não sou uma apreciadora dos mundo miaaaau… mas gostaria de saber de onde vem esse vínculo turco com os gatos. Os felinos estão em todo lugar…






















O dia foi bem cansativo, mas tivemos tempo de reconher o território local. Subimos, viramos, descemos pedra e é claro, tivemos um super almoço da região, o que resultou numa delicious soneca. Super, mega revitalizante. Após nossa tradicional sonequinha subimos o morro (um deles) para ver o pôr-do-sol. Lindíííísimo. Um espetáculo! São coisas que o olho humano capta e que jamais, palavras poderão traduzir esse doce sentimento. Se fosse uma receita culinária eu diria, misture céu azul, pedras rosa-amareladas, civilizações de todos os tempos e uma colherada de gente hospitaleira. Huuum… quase lá.

Apreciando o almoço - Alt. Direita Goulash Turco, abaixo direita Musakka


Pensamos em utilizar a (suuuper) estrutura do albergue para tomar um vinho, fazer um boquinha e bater um papinho pelo blog. Esse era o plano para a noite, mas antes disso, no nosso caminho à vila para as compras dos petiscos, “acidentalmente”  encontramos esse casal americano que estava descendo o morro de moto.
Já ouviram dizer que no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho? Bom, nesse caso tinha uma carroça… muuuito devagar e um casal motoqueiro atrás. Já imagina o final? Pois é. Resumindo, rolou um tombão e uma mão ralada. Mr Fernando acabou de descer o morro, empurrando a motoca do rapaz até a loja de locação. O jovem “american couple” está em lua-de-mel pela Turquia. Muito inspirador eu diria….

Tudo bem, eu falo demais! Mas o que tem esse casal com a noite no albergue? Poís é, enquanto estávamos aqui no nosso happy hour, recebemos uma visita inesperada, JJ O´Connor nos surpreendeu com um gesto muito inesperado. Recebemos um lindo vinho + postal com dedicatória pela força de hoje. Ficamos encantados com a gentileza. Quem sabe teremos a chance de reencontrá-los pela vila para retribuir a gentileza. A corrente do bem não pode parar.

Presente inesperado

2 comentários:

  1. Viajar, uma experiência transformadora. Nada será como antes, amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Mto legal o blog!! Adorei a idéia. Assim podemos acompanhar vcs por todos esses lugares incriveis...
    Beijos e fiquem com os anjos
    She e Toni - aqui com neve ja

    ResponderExcluir