domingo, 2 de janeiro de 2011

Safari de camelo

IMG_3731

Chegou o grande dia. Visitar o Rajastão, estar em Jaisalmer exige um safari de camelo. Não existe maneira mais original e divertida para se ter uma amostra da vida real no deserto.

A competição entre os organizadores de safari é grande, certamente os fatores preço e confiança, são levados em consideração. Como nosso tempo está curto, decidimos fazer o safari de um dia. Partimos de Jaisalmer por volta das 8h30 da manhã de jipe, rumo a um ponto de encontro, já nas bordas do Great Thar Desert (Deserto Grande Thar) com a trupe de quatro patas e seus donos. A maioria das agências apenas organiza o passeio e terceiriza o time dos condutores de camelo, de acordo com a demanda.

Ficamos um pouco surpresos com a grande quantidade de gente neste safari. Nossa turma foi composta por 14 pessoas: 2 americanos + 2 belgas + 2 brasileiros :-) 2 canadenses + 2 franceses + 2 ingleses + 1 holandês + 1 japonês. Além é claro da turma do deserto. E por comum acordo entre o grupo, seguimos juntos, numa peregrinação super animada. Parece que a maioria dos grupos costuma se separar para vivenciar a aventura com mais quietude.

O primeiro momento, como em qualquer situação é aquela parte de adaptação. Afinal, não é todo dia que cruzamos com essas figuras quase jurássicas e extremamente dóceis – isso a gente só descobre depois, hehehe… Pois bem, quebramos o gelo, fizemos amizade, filmamos, tiramos foto, enchemos o tanque de água, nos lambuzamos de protetor solar. Chapéu na cabeça e óculos de sol. Engraçadíssimos, típicos turistas em busca da aventura perfeita.

Jaisalmer

Hora de subir no ‘bichinho’. Começa aí o primeiro desafio! Não sei se vocês já observaram, mas o camelo é um bicho alto. Tudo bem que ele é bem educadinho e abaixa pra gente subir, mas mesmo assim… Segunda parte, o camelo tem que levantar, é claro. Aí é; ‘segura peão’! Um arranco daqueles, mas tudo bem. Logo começa o trote. Hum… nada mal. Até que não é tão difícil. Tudo bem que rasguei um pedaço do dedo de tanta tensão segurando na montaria.

Após uns 20 minutos, já fizemos uma paradinha pra visitar uma vila. Ai foi aquele friozinho na barriga quando o bichão tem que abaixar pra gente descer. Essa vida de turista não é fácil, fico imaginando como a turma do deserto fica dando risada da gente.

Pra nossa surpresa, já que esperávamos as dunas de areia do Maranhão, o deserto do Rajastão é árido, com vegetação rasteira, uma árvore aqui e outra ali, umas até meio tortinhas como as do cerrado.

A ‘cavalgada’ foi pura diversão. Quem vê aquele bichão não imagina que doçura, tirando a altura, até parecia que estávamos na ‘cacunda’ de um cavalo mesmo. Pois bem, chegou a hora do almoço. A turma ‘cameleira’ super prática, já desfez a tralha, fez fogo, cortou cebola e vegetais num piscar de olhos. Depois de sapearmos a cozinha, nos mudamos para a ‘sala de estar’ dos turistas.

Jaisalmer1

A conversa foi regada a chazinho, ouvindo histórias de mochileiros dos quatro cantos do mundo. Enquanto isso, sombra fresca e os divertidos camelos, felizes da vida, curtindo seu momento de liberdade. De repente, o almoço ficou pronto; um cozidão de vegetais ao curry com macarrãozinho noodle (estilo ‘unidos venceremos’, hehehe…) e até um chapati quentinho.

Pois bem, barriga cheia pé de camelo na areia. Tivemos ainda uma pernada de umas duas horas, quando chegamos no nosso QG… depois de tanta planitude, veio o bônus, alcançamos as dunas, onde assistimos de camarote um belíssimo pôr-do-sol.

Jaisalmer2

Depois do jantar, encerramos a noite com fogueira, muito bate-papo e músicas típicas do deserto. Dormimos sob a luz das estrelas. Tirando o frio da madrugada foi tudo lindo! Um programa simplesmente I N E S Q U E C Í V E L…

Jaisalmer3

Ficamos super satisfeitos com nosso time de condutores de camelo. A empresa chama-se Ganesh Travels e parece trabalhar como uma cooperativa, onde os condutores são proprietários de seus animais. A mesma fica localizada dentro do Forte ganeshtravels45@hotmail.com Telefone: +912992250138

IMG_3485

Safari de camelo a vista? Lista de sobrevivência: Calça e blusa de mangas compridas, papel higiênico, protetor solar, óculos de sol, garrafa de água e porta garrafa com alças, frutinhas para tapear a fome ao longo do dia, saco de lixo e, se tiver, um saco para dormir para tornar a noite mais agradável.

2 comentários:

  1. Muito legal
    A Sofia está aprendendo andar a cavalo
    ela vai adorar ver isso
    grande abraço e feliz 2011

    ResponderExcluir
  2. Grande Julis, pode deixar que levaremos muitas fotos na bagagem para que a Sofia possa curtir os camêlos.

    Um grande beijos para vocês, um maravilhoso 2011 e nos vemos em breve.

    ResponderExcluir