quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Taj Mahal

Foi a mais linda história de amor
Que me contaram
E agora eu vou contar
Do amor do príncipe Shah-Jehan                                                                                                 
pela princesa Mumtaz Mahal
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê, Têtêretê
Tê Tê...
Uhou! Uhou!!!!!!

Agra é destino óbvio e super esperado na Índia. Apesar do nome não ser muito conhecido, a cidade abriga um Patrimônio da Humanidade que também é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Pois é gente. Chegou o esperado dia de conhecer o Taj Mahal.

A cidade, apesar de ter muitos monumentos e história, não é uma terra de encantos e, chegando tarde da noite fica até um pouco assustadora. Mas não nos abatemos e fomos atrás de um pouso pra dormir.

Seguimos direto para TajGanj, região da turma mochileira e é claro, das acomodações econômicas. Após algumas tentativas frustradas achamos um ‘hotelzim’ bem fuleiro para dormirmos. Pela necessidade, nos acostumamos com nosso ‘novo’ quarto, mas confesso que durante a noite, tive a impressão de que o quarto mexia durante a noite e que estávamos sendo observados por outros seres vivos.

Assim que amanheceu, deixamos o pesadelo e fomos procurar um canto mais aconchegante. À luz do dia não foi muito difícil achar algo mais simpático. Já bem instalados, de banho tomado e descansados, fomos bisbilhotar a região às voltas do Taj, que pra ser sincero, não é um lugar muito inspirador, mas logo achamos a ‘vista perfeita’ de um dos vários restaurantes na cobertura dos hotéis da região para termos nosso primeiro encontro com o Taj Mahal.

De longe é bem interessante pois mistura a beleza de uma das 7 maravilhas do mundo com a bagunça de uma vizinhança pobre da Índia. Um tanto quanto exótico, curioso e real.

IMG_4162

Bom, mas não viemos até aqui pra ficar curtindo o Taj de longe, então, fomos dormir cedo pra ‘madrugar’ no outro dia e começar nossa visita sob a bela luz do nascer do sol e com menos turistas a vista. Vale ressaltar que aqui tudo é superlativo e mesmo quando falamos menos turistas, significa um monte de gente, pegar fila e esperar a vez para tirar fotos.

Agra

O ‘sacrifício’ vale a pena e a beleza do lugar se apresenta desde o primeiro minuto. Com seus jardins e espelhos d’água, até parece um passeio pelo parque no domingão, com paradas para fotos e descanso no banquinho. Só faltou o carrinho de pipoca.

agra taj mahal

Apesar de parecer um palácio, o Taj Mahal é na verdade um mausoléu e começou a ser construído no ano de 1632 pelo imperador Mughal Shah Jahan, em homenagem a sua terceira esposa, Mumtaz Mahal que morreu no parto do seu décimo quarto filho. É isso aí, foram 14 filhos de uma barriga só!

A história é triste, mas o monumento, provavelmente o mais fino exemplo da arquitetura Mughal, tem uma atmosfera super romântica e conta com detalhes inacreditáveis, como divisórias esculpidas em mármore e detalhes encravados em pedras semi preciosas que por si já são suficientes para prender a atenção por um dia inteiro.

agra taj mahal1

Sua construção contou com cerca de 20 mil trabalhadores e mais de mil artesãos de diferentes partes da Ásia e até Europa, responsáveis pelo fino acabamento. O resultado é algo difícil de descrever mas fácil de se apaixonar.

Ainda não satisfeitos com a beleza do lugar, dedicamos parte de nossa visita às divertidas (e bregas) fotos de turistas. :-)

Agra1

2 comentários:

  1. Sem dúvida, a majestade deste mausoléu deve ser impactante. Vocês estão em um lugar que eu sempre quis conhecer... Parabéns!
    Lembra de mim Fernando? João Antônio, amigo do seu pai e do Waltinho de Uberlândia...
    Abraços, curtam intensamente cada momento.

    ResponderExcluir
  2. Olá João, claro que lembro, não só de você como da Rosana também. Fico feliz de saber que vocês acompanham o pedecachorro e tenho certeza que um dia terão a chance de conhecer o Taj, que é realmente belo e apaixonante.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir