segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Cidade Azul

Nem sempre contratempo significa algo ruim. No Rajastão tivemos dificuldades para comprar algumas passagens de trem e acabamos em Jodhpur, também conhecida como Cidade Azul, uma surpresa pra lá de agradável, especialmente tendo em conta que esta é a mais cidade mais antiga do estado.

A sua fundação antecede a de Bikaner em 30 anos, Udaipur em 100 e Jaipur em aproximadamente 300 anos. Talvez seja por isso que encontram-se aqui fabulosos palácios, templos, um agitado mercado, um forte e é claro, gente alegre e colorida.

Já na chegada em nosso hotel, Hare Krishna Guest House, encontramos uma atmosfera tranquila e funcionários simpáticos, sem contar que o restaurante na cobertura tem vista privilegiada do Forte Mehrangarh.

Jodhpur

Deixamos nossas mochilas no hotel e fomos bisbilhotar um pouco a cidade. Como de costume decidimos dar um pulinho no mercado local, para mais uma dose de cores, cheiros e diversão.

Jodhpur1

Jodhpur ainda tem um charme extra. A cidade construída sobre uma grande colina rochosa, tem suas fachadas residenciais e comerciais pintadas em diferentes e harmônicos tons de azul; cobalto, azul celeste, marinho ou escuro, turquesa, safira… O sol é intenso e brilha praticamente o ano todo, e as tais paredes azuis desviam um pouco o calor, além de ter criado uma identidade super charmosa à cidade de aproximadamente 800 mil habitantes.

Jodhpur2

Além de toda essa história empolgante, Jodhpur ainda tem o  Forte Mehrangarh ou Citadela do Sol, o imponente palácio-fortaleza que foi construído em 1459 e fica no alto da parte rochosa de Bhakurcheeria, proporcionando uma vista encantadora da Cidade Azul.

Jodhpur3

Mehrangarh ou forte majestoso é o maior do estado do Rajastão, o qual foi construído no século XV e reformado nos séculos seguintes. O marajá de Mehrangarh ainda é vivo e vive em um palácio nas proximidades. Cara de sorte esse!

O marajá em questão é  o Maharaja Gaj Singhji II, que todos os anos oferece aos seus convidados um festão nos jardins do seu palácio, o UmaidBhawan (o qual dizem ser o maior edifício privado do mundo), para celebrar o festival de Holi. Uma celebração religiosa hindu que acontece na primavera, quando as pessoas atiram água e talco coloridos uns nos outros. É história que não acaba mais…

IMG_3927

Um comentário:

  1. Estou pensando em tirar férias só para poder curtir cada palavra e foto do pé de cachorro. Tá lindo demais!
    Saudade de vocês, até breve. ;)

    bjs

    ResponderExcluir