domingo, 9 de janeiro de 2011

A cidade fantasma

Aproveitando a passagem por Agra, esticamos nossa programação a Fatehpur Sikri, que ‘chato’, mais um belíssimo complexo arquitetônico tombado pela Unesco, de bobeira, pertinho da gente. Na verdade nem sabíamos da existência desse lugar. O casal belga da turma do safari de camelo nos contou sobre essa cidade e então, aproveitamos a oportunidade.

Pegamos um tuk tuk até a estação de ônibus de Agra, e assim que chegamos já avistamos uma turista dentro de um busão e aí pensamos, essa dona aí deve estar indo para o mesmo lugar que a gente… Batata, na pinta! Já entramos e por lá ficamos. Fatehpur Sikri fica a uma hora  de distância de Agra. Bom, pelo menos teoricamente, porque na prática a ‘coisa’ pode mudar. E mudou… nada demais, só um engarrafamento gigante que no final, só custou uma horinha de atraso e em compensação rendeu boas risadas enquanto vivenciamos o caótico, diversificado e colorido trânsito local.

fatepour siqri

Fatehpur, erguida como a Cidade das Vitórias, foi capital do império Mughal por apenas 10 anos. O Imperador Akbar decidiu construí-la para homenagear o santo sufi Shaikh Salim Chisti, que previu o nascimento de seu filho, príncipe Salim.  Devido a falta de água, o local foi completamente abandonado, até a sua exploração arqueológica em 1892. A Cidade das Vitórias, tornou-se então a Cidade Fantasma.

Fatehpur Sikri

O complexo é composto por uma série de palácios, onde também residiam as esposas hindu, cristã e muçulmana do imperador. E segundo dizem, a esposa hindu era sua favorita e em consequência disso, ocupava o maior deles. Além de edifícios públicos, áreas para o tribunal, exército, servos do rei e para o restante da população o conjunto de monumentos e templos inclui uma das maiores mesquitas da Índia, a Jama Masjid.

fatepour siqri1

Fatehpur Sikri com seus monumentos em arenito vermelho, foi fruto de uma fase gloriosa do reinado Mughal e oferece uma mostra impressionante de sua arquitetura inspirada nos estilos indiano, persa e islâmico. Dizem que a forma e disposição da cidade influenciaram fortemente a evolução do urbanismo indiano, em especial na Shahjahanabad (Old Delhi), a parte velha de Deli. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário