terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O homem da omelete

Existem pessoas que se especializam numa única atividade durante grande parte de sua vida, e aprenderam a fazê-la muito bem. Além da habilidade prática, uma dose de bom humor, uma pitada de sorriso e uma colher de carisma são pontos essenciais. Anotou tudo? Pois esta é a receita de sucesso do Omelette Man, ou o Homem da Omelete, uma lenda viva em Jodhpur.

O pequeno negócio composto por um par de cadeiras, mesa de plástico em plena rua e pilhas de caixas de ovos parece ter sido iniciado há 30 anos e ainda encontra-se no mesmo local, ao redor da Torre do Relógio, em frente ao mercado central da cidade.

No início, seu Ramkishan Gawlani tinha outros pratos no cardápio, que com o passar do tempo, pararam de dar ‘ibope’. Enquanto isso, as omeletes, tornavam-se cada vez mais populares. Até que um belo dia, a família Gawlani descobriu a referência ao Omelette Man no guia de turismo Lonely Planet (a ‘Bíblia turística’ de 9 em cada 10 mochileiros).

À partir dai, o rumo da história mudou e Ramkishan transformou as omeletes como principal cardápio de sua barraquinha de lanche e o negócio cresceu e rendeu frutos. Um dos filhos toma conta de uma pequena loja de conveniência também localizada na movimentada entrada do mercado e a família já é proprietária de uma internet cafe.

O Homem Omelete afirma que vende em torno de 1.000 ovos por dia, principalmente na forma de omeletes. O ‘carro chefe’, recomendaçao do próprio Ramkishan é ‘masala omelete de queijo’, cujo segredo encontra-se na masala, uma combinação de temperinhos mágicos indianos que é adicionada e derretida junto ao queijo. Outro segredinho, esse fruto da experiência é o acréscimo de uma pitadinha de turmérico, para tirar o gosto forte de ovo.  E como toque final, a omelete é dobrada entre duas torradas e pronto. Aí é só alegria!

Ramkishan Gawlani, curte colecionar os louros da fama. Já foram várias reportagens e vários cadernos de recados ao longo da jornada. E nós não ficamos de fora, deixamos lá o nosso testemunho em português e inglês, recomendando essa experiência gastronômica e cultural, diretamente das ruas da Cidade Azul.

Jodhpur4

Um comentário:

  1. Isso porque ela não experimentou as minhas ainda www.omeletesdope.com.br

    ResponderExcluir