quarta-feira, 16 de março de 2011

Mumbai à vista

Mumbai é a capital do estado de Maharashtra e a maior cidade da Índia, com uma população estimada em 14 milhões de habitantes. A sua região metropolitana é a terceira maior do mundo, somando algo em torno de 22 milhões de pessoas. A cidade possui um porto natural pelo qual passam metade do tráfego de passageiros da Índia e grande quantidade de carga.

A cidade é um caldeirão caótico e moderno, de milhões de pessoas de grupos lingüísticos e étnicos diferentes. Ancorada em dinheiro e glamour, é a maior evidência do crescimento anual do país. Novos comércios estão se multiplicando e a programação de rádio, televisão e a mídia impressa estão a todo vapor.

A capital financeira e do entretenimento da Índia abriga instituições importantes, como o Reserve Bank of India (o banco central indiano), a Bombay Stock Exchange (uma das bolsas de valores da cidade) e a National Stock Exchange of India (outra importante bolsa de valores), bem como a matriz de diversas empresas indianas.

A cidade atrai migrantes de todo o país, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Encontra-se em Bombaim a chamada Bollywood, a indústria indiana de cinema e televisão. E por falar em Bollywood, nosso Pezinho de Cachorro passou por lá. Aguardem…

Fonte: Time Out Mumbai

Nenhum comentário:

Postar um comentário