quarta-feira, 23 de março de 2011

O cinema indiano

A indústria de cinema indiana é a maior do mundo em termos de venda de bilhetes e de número de filmes produzidos (somente em 2003 foram produzidos 877 longas metragens e 1177 curtas metragens). Os bilhetes de cinema na Índia estão entre os mais baratos do mundo. A indústria é sobretudo suportada por uma vasta audiência. A cada 3 meses, um público tão grande quanto a população da Índia visita as salas de cinema

De acordo com o censo de 1991, se fossem agrupadas as várias línguas do país, incluindo os dialetos, chegaríamos a 1576, ou 114 línguas principais. Os produtores indianos já fizeram filmes em 30 das línguas mais faladas. Contudo, apenas os maiores grupos linguísticos são apoiados por fortes indústrias cinematográficas, que são o hindi, tamil, telegu, bengali, marathi, kannada e o malayam.

Os filmes indianos geralmente incluem muitas cenas de música e dança. Essas músicas costumam expressar emoções e paixões, que variam entre o amor, tragédia, triunfo e celebração. Também costumam usar cantores de playback, ou sejam artistas que cantam as músicas, e os atores apenas sincronizam os seus movimentos labiais com a voz do cantor.

As melodias de um filme indiano determinam em boa parte o sucesso comercial do mesmo. Os filmes têm geralmente entre duas a três horas de duração, com intervalo. Sim, fecham-se as cortinas e a ‘turma’ deixa a sala do cinema, com bastante euforia, entre palmas e assovios. Os temas variam entre romance, comédia, ação e suspense. Dizem que o conteúdo de todos os filmes é revisto por um painel de censores do governo indiano, o Central Board of Film Certification.

A indústria cinematográfica hindi, baseada em Mumbai (anteriormente conhecida como Bombay, ou Bombaim), é o maior ramo do cinema indiano. O cinema hindi conhecido como Bollywood, vem da fusão de Hollywood com Bombay.

O nome Bollywood é por vezes aplicado ao cinema indiano como um todo, no entanto esta designação é incorreta, visto que se refere apenas ao cinema de língua hindi. Esta vertente do cinema indiano é considerada a mais liberal entre as várias indústrias cinematográficas do país, porém, segundo críticos, 'algumas' produções violam os valores culturais indianos, além de discutir temas controversos de maneira inadequada.

Embora distribua menos filmes do que algumas indústrias regionais de cinema, é a maior em termos de público. Acredita-se que os filmes de Bollywood sejam os mais vistos pela maioria dos frequentadores de cinema na Índia. A produção hindi também possui grande reconhecimento internacional, especialmente no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália onde existem grandes comunidades indianas.

Fonte: Wikipédia

pictures1

Crédito fotos:
Sentido horário: letreiro bollywood musicaindianabrasil.blogspot.com, poster Bollywood: allposters.com, poster casal escrito em hindi: 360digest.com e dançarinas http://www.thisislondon.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário