quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tuk tuk

O ‘auto rickshaw’ (auto riquixó ou riquixá), auto, rickshaw, ou simplesmente tuk-tuk é um triciclo com cabine para transporte de dois ou três passageiros muito utilizado em países asiáticos, como Bangladesh, Camboja, Nepal, Índia, Laos, Filipinas, Paquistão, Sri Lanka e Tailândia, bem como na Guatemala, Peru e alguns países Africano, como Etiópia, Sudão e em algumas partes do Egito.

O original meio de transporte comemorou recentemente o seu 50 º aniversário desde a primeira linha de produção na Índia, em 1957. Dizem que esse simpático nome, tuk-tuk é em função do som de seu ‘potente’ motor. Nada se compara a sua agilidade, esses pequenos notáveis são ‘pau para toda obra’ e circulam milagrosamente entre pessoas, vacas, bicicletas, motos, outros riquixós, carros e caminhões.

Além disso, esse é o melhor modo de transporte para dar uma olhada de perto na vida como ela. Só assim é possível ver as cores e os cheiros das ruas, ouvir a pechincha local e ainda curtir os macacos na beira da estrada. Não é para os fracos de coração, mas certamente vai mudar o seu jeito de ver a vida.

jaipur6

Os auto riquixós são utilizados em toda a Índia, mas as regras variam e as tarifas são relativas. Na teoria, em algumas áreas existem medidores – pelo menos é o que dizem, porque nós por exemplo, não circulamos em nenhum carrinho que tivesse ‘taxímetro’ na ativa. O que vimos é que em algumas cidades existe o trajeto pré-pago saindo das principais estações de trem.

Quase sempre, os medidores dos carros são apenas enfeite e por isso você deve usar suas habilidades de negociação. O primeiro passo seria perguntar no hotel onde se está hospedado qual seria o valor justo de um passeio a partir do ponto A para B. Vale a pena sempre estabelecer um preço com antecedência para evitar aborrecimentos, afinal o combinado não é caro.

delhi9

Nenhum comentário:

Postar um comentário