sábado, 27 de novembro de 2010

Pokhara zen

DSCF1414
Pokhara faz parte de uma importante rota antiga comercial entre China e Índia. No século 17 era parte do Reino de Kaski, parte dos Rajaya Chaubise (24 reinos do Nepal), governado por um ramo da dinastia Shah. Muitas montanhas ao seu redor ainda preservam ruínas medievais desta época.

Até o final da década de 1960 a cidade era acessível apenas a pé e foi considerada um lugar ainda mais místico que Katmandu. Acredite ou não, sua primeira estrada foi concluída em 1968 (Siddhartha Highway). A área ao longo do lago Phewa tornou-se um dos principais pólos turísticos do Nepal. A cidade oferece uma combinação de natureza e cultura, para a turma mais aventureira e alternativa e é mais conhecida como a porta de entrada para o trekking de rota ‘Round Annapurana’, que normalmente é uma caminhada de 25 dias - diversão de gente grande.

A margem norte do lago Phewa é, certamente, a principal área de Pokhara e equivale ao Thamel de Katmandu, repleto de lojas de conveniência, souvenirs, belíssimo artesanato ao som de música tibetana, infinitas livrarias, agências de viagem, hotels e albergues. Visualmente é bem convidativo e conveniente, não há como negar.
DSCF0950
Mas no fundo, não passa de um shopping center ‘zen’ para turistas, totalmente fora da realidade dos nepaleses. Novos negócios brotam como cogumelo após cada ‘monsoon’ (as intensas chuvas de verão) e, desaparecem na mesma velocidade. Os estabelecimentos são vendidos a preço de banana e logo logo, reabrem suas portas e renovam as esperanças para mais uma alta temporada. Boa sorte minha gente!
katmandu
Existe uma infinidade de restaurantes que servem da tradicional comida nepalesa, à culinária mexicana, italiana, japonesa e até arriscam um ‘steak’. Isso é engraçado, pois num país hindu, onde a dona vaca é sagrada, não faz muito sentido achar um bifão no cardápio. O forte aqui é carne de búfalo, que pra mim, não deixa de ser da família das vacas… vai entender! Nossa preferência é pelos pequenos restaurantes locais, aqueles que servem o autêntico rango feito na hora como; arroz, sopinha de lentilha, vegetais ao curry ou culinária tibetana com seus deliciosos momos (pronuncia-se mômo), uns bolinhos de massa fina cozidos no vapor, com recheio de vegetais, carne ou queijo, uma ‘dilícia’…
DSCF1399


Fonte: www.nepalhomepage.com e Rough Guide Nepal

Nenhum comentário:

Postar um comentário