domingo, 28 de novembro de 2010

Mãos que enxergam

 

Esta semana recebi um presente muito especial do Fefê. Passeando pela avenida principal da região do lago de Pokhara, ele descobriu uma casa de massagem que trabalha com deficientes visuais.

Seeing Hands, ou Mãos que Enxergam, é uma instituição de caridade inglesa fundada em 2005, gerenciada por voluntários e que desenvolve um trabalho de treinamento profissional com moradores locais. O treinamento, coordenado por Rob Ainley e um time de experientes voluntários massagistas, dura cerca de um ano e meio e segue as normas internacionais do Instituto de Esportes e Massagem Medicinal de Londres (ISRM – Institute of Sports and Remedial Massage) e inclui detalhadas aulas de Anatomia, Fisiologia e Inglês. Além de 100 horas mínimas de clínica prática.

seeing hands

Parte do dinheiro arrecadado é destinado à instituição, para fins de manutenção e treinamento de futuros profissionais. Segundo estatísticas da organização, existem mais de 600,000 pessoas cegas ou com a visão comprometida no Nepal e a previsão é que esse número aumente 20% ao ano. As causas são várias, 25% da população do país mora na zona rural, em situações de plena miséria. O acesso à educação e saúde pública, tristemente, ainda é extremamente limitado.

seeinghands

Fui recebida pelo massagista Govinda Rijal que muito cordialmente se dispôs a me explicar um pouco como a casa funciona. Nessa meia hora de conversa fiquei surpresa com seu alto astral. Além de transmitir uma energia muito boa, Govinda que não é totalmente cego, não deixava escapar um só cliente, parava nossa conversa para saber como tinha sido a sessão, se tinham gostado e não faltava um agradecimento caloroso no final de cada dedinho de prosa.

DSCF1498

A minha massagista foi a Laly Bhyjal. Uma jovem com mãos de fadas. Saí até meio tontinha da cama de massagem e as clientes, na sala de espera, puderam ver a minha cara de feliz. Mãos que enxergam sim, com muito profissionalismo e sensibilidade.

 

Anote aí:

Clínica Seeing Hands – Pokhara

Em frente ao Parque Basundhara, próximo ao escritório da Empresa de ônibus Greenline, entre o Lago Phewa e Restaurante Tushita      Telefone: 465786

map_bw

Seeing Hands agora também em Katmandu:

Brahma Kumari Marg, Jyatha, próximo ao Restaurante Gaia Telefone: 4253513

www.seeinghandsnepal.org e www.seeinghands.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário