segunda-feira, 9 de maio de 2011

Momento de reflexão

Bombaim foi nosso último destino no país, terra das produções bollywoodianas e, como bons turistas de plantão, tivemos a oportunidade de conhecer esse universo. Há tempos penso em fazer o post sobre Bollywood, pelo menos acho que penso...

 Tá certo que essa vontade encontra-se somente no plano das ideias sem nenhuma perspectiva de ação. Sempre que acesso o Pé de Cachorro penso, precisamos mudar esse post e tal. Então percebi como o apoio do amigo Freud que essa enrolação toda é simplesmente uma tentativa de não encerrar essa parte tão especial de nossas vidas. As fotos ficarão para o próximo post, mas pelo menos o diagnóstico já foi feito.


Deuses hindus

A Índia é assim, ame ou odeie e no nosso caso, foi um caso de admiração, respeito e encanto profundo, país de intensa e diversificada cultura, extremos religiosos, pobreza chocante, condições subumanas. Falta estrutura, dinheiro, saúde, mas não falta um sorriso no rosto de um indiano. É claro que se você der corda, ele vai tentar se aproximar, trocar um aperto de mão, contar uma história, fazer um negócio ou até te pedir uns trocados.

De dentro da nossa zona de conforto ocidental, julgar é muito fácil. Porém, são pouquíssimas pessoas dentre os milhares de turistas que transitam pelo país que sabem e pensam com o coração na dura realidade do ‘planeta Índia’.

A Índia tem povoado os nossos sonhos desde a infância (pelo menos os meus) quando estudamos na aula de História, a descoberta acidental do nosso país, pois, na verdade, os portugueses estavam atrás de outra terrinha, dos caminhos para a Índia e não do continente tupiniquim.

Pintura feita na parede de uma guest house simples e aconchegante


Segundo a BBC, nos últimos dez anos, a população indiana aumentou em 181 milhões de pessoas – quase o mesmo que a população total do Brasil, de pouco mais de 190 milhões de habitantes, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Com uma população de 1,21 bilhão, a Índia tem mais habitantes que os Estados Unidos, Brasil, Paquistão e Bangladesh juntos. É mole?

Você sabe o que isso significa? Significa dizer que é um bilhão de vezes mais difícil solucionar a desigualdade social, os problemas sanitários, moradia, saúde, violência, educação, sem mencionar o extremismo religioso que passa por cima dos menos favorecidos. Apesar de toda privação, seu povo não deixa de sorrir para o mundo, um sorriso interno, sorriso da alma, um lado espiritualizado que não deixa de aflorar, apesar dos pesares.

É impossível escrever um post sobre a Índia em poucos parágrafos, Se você não concorda com este ponto, sugiro refletir a respeito; coração e mente abertos. Open your mind…

Jaipur - Rajastão


Nenhum comentário:

Postar um comentário